Como Esquecer, de Malu De Martino

Produzido por Elisa Tolomelli, o longa é uma adaptação do livro “Como Esquecer – Anotações Quase Inglesas”, de Myriam Campello.

COMO ESQUECER aborda o tema da superação da perda de uma pessoa amada e da conseqüente busca de caminhos para superação da dor e prosseguimento da vida. Da adversidade, nasce a esperança e a constatação de como os sentimentos são mutáveis e de como o instinto de defesa do ser humano possui mecanismos, por vezes desconhecidos, que são transformadores, renovadores e podem indicar caminhos diferentes para se encontrar a felicidade.

Duas mulheres formam o par amoroso central que se desfaz deixando todo um deserto de lembranças e sofrimento.

“A história mostra conflitos e sentimentos que são comuns à maioria das pessoas. Por tratar de temas universais, como amor, morte, solidão, sexo e amizade a história
ganha a imediata identificação e cumplicidade do espectador, independentemente de sua orientação sexual”, comenta a diretora Malu De Martino.

“Levar um filme de temática homossexual às telas é estar em total sintonia com o crescente foco de interesse das artes contemporâneas, dando sua contribuição, sem preconceitos, para a construção de uma sociedade mais igualitária”, afirma Elisa Tolomelli, produtora do filme.

sinopse
Júlia é uma professora universitária de 36 anos que perde o grande amor da sua vida depois de mais de dez anos de relacionamento.

Acostumada a viver numa espécie de “torre de marfim”, Júlia se vê obrigada a voltar a interagir com as pessoas, o que havia deixado de praticar por ter um temperamento autocentrado e por ter acreditado, nos anos de relacionamento, que sua vida se resumia ao casamento com a parceira, Antonia.

Sem o suporte financeiro do ex-amor, Júlia recebe apoio do melhor amigo, Hugo. Juntos, eles partem para uma nova empreitada, o aluguel de uma casa em Pedra de Guaratiba, praia mais afastada do centro do Rio.

A renda de Júlia e Hugo não é suficiente para cobrir os custos da casa. Hugo, então, convida a amiga Lisa. Sem opção, Júlia tem de aceitar a solução do amigo.

Júlia, Hugo e Lisa passam a morar juntos. Com o passar do tempo, os três compõem uma espécie de nova família composta por três personalidades singulares. A chegada de Helena, prima de Lisa, que mora no exterior, traz Júlia de volta ao campo dos sentimentos, dos afetos.

Júlia, que carrega as características de uma mulher difícil, que não sabe conviver, que não sabe ser gentil, sofre uma série de transformações a partir dos encontros com outras pessoas que também estão vivendo cada uma a seu modo, a experiência de ter perdido algo muito importante em suas vidas.

Se o filme for tão bom quanto o livro , vale a pena esperar até 2010 para velo já que acabou de ser filmado em junho e esta em processo de edição.

Equipe Técnica
Direção: Malu De Martino
Roteiro: José Carvalho, Sílvia Lourenço, Sabina Anzuategui e Douglas Dwight
Produção: Elisa Tolomelli
Direção de fotografia: Heloisa Passos
Direção de arte: Rafael Ronconi
Figurino : Rô Nascimento
Som: Paulo Ricardo Nunes
Elenco Principal: Ana Paula Arosio, Murilo Rosa, Arieta Correa, Natália Lage, Bianca Comparato.
Elenco Secundário: Gillray Coutinho, Pierre Baitelli, Marília Medina, Larissa Honorato, Regina Sampaio, Analu Prestes, Ana Baird, Ana Kutner, Gabriela Bonomo, José Loreto, Lia Racy, Lilly Vieira, Marcelo Flores, Miriam Juvino e Roberto Lobo.

Comentários

Postagens mais visitadas