dia 29/12/2001 Cássia Eller





Dia 29/12/2001 Cássia Eller

Há exatos 9 anos recebia a noticia de que Cássia havia morrido, me lembro bem... estava na rua tirando fotos e meu celular tocou, do outro lado alguém me falava :
- Você já tà sabendo? A Cássia morreu!!
Por alguns minutos não acreditei, como tinha morrido?... Tinha encontrado com ela há dois meses no Show da Zélia, que pessoa doce muito diferente do personagem agressivo e mal educado feito pela mídia.
A partir daquele momento, vi pouca gente se preocupar com a pessoa e dar amplitude para o personagem Cássia Eller, sua vida foi exposta ao Máximo. Teve uma trajetória musical bastante importante, embora curta, com algo em torno de dez álbuns próprios gravados no decorrer de doze anos de carreira. De fato, somente em 1989 sua carreira decolou. Ajudada por um tio seu, gravou uma fita demo com a canção "Por enquanto", de Renato Russo. Este mesmo tio levou a fita à Polygram, o que resultou na contratação de Cássia pela gravadora. Sua primeira participação em disco foi em 1990, no LP de Wagner Tiso intitulado "Baobab".
Cássia Eller sempre teve uma presença de palco bastante intensa, assumia a preferência por álbuns gravados ao vivo e ela era convidada constantemente para participações especiais e interpretações sob encomendada, singulares, personalizadas.
Outra característica importante é o fato de ela ter assumido uma postura de intérprete declarada, tendo composto apenas três das canções que gravou: "Lullaby" (parceria com Márcio Faraco) em seu primeiro disco, Cássia Eller, de 1990 (LP com 60.000 cópias vendidas, sobretudo em razão do sucesso da faixa "Por enquanto" de Renato Russos); "Eles" (dela com Luiz Pinheiro e Tavinho Fialho) e "O Marginal" (dela com Hermelino Neder, Luiz Pinheiro e Zé Marcos), no segundo disco, O Marginal (1992).

Sua companheira de mais de 14 anos, Maria Eugênia Martins, e o pai da cantora, Altair Eller, lutaram na Justiça pela guarda de Chicão, filho de Cássia que, na época de sua morte, tinha oito anos. Após acordo, o menino ficou com Eugênia.
Hoje as musicas de Cássia são tocadas por todas as rádios ainda e com certeza nunca perderam seu encanto, seu estilo e jeito irreverente dificilmente aconteceram novamente assim como nunca mais apareceu nenhum cazuza ou outro Renato Russo, sempre vai existir em mim quando ouvir uma musica nova do Nando Reis:
_um nossa, como será que ficaria na Voz da Cássia? , eles eram o casal perfeito...
Chicão com 16 anos segue os passos da mãe , junto de um punhado de amigos-músicos investe na mesma profissão da mãe e do pai (o baixista Tavinho Fialho, que morreu em acidente de carro pouco antes de o filho nascer).
Além de Chicão, o Zarapatéu é formado por Artur Sinapse (bateria), Bernardo de Carvalho (clarinete), Bruna Araújo (voz), Daniel Batalha (guitarra), Lucas Videla (percussão e vocal), Marina Chuva (percussão e vocal) e Pedro Moragas (baixo). O nome é uma corruptela do prato sarapatel, típico da culinária de Pernambuco e do Ceará, feito com tripas e outras vísceras de porco. No repertório, tocam ‘Mas Que Nada’ (Jorge Ben Jor) e ‘Roda Viva’ (Chico Buarque). Entraram em estúdio recentemente para gravar duas músicas, que podem ser conferidas em www.myspace.com/zarapateu.
Com tudo podemos lembrar que o ano de 2001 foi o ano mais produtivo para Cássia Em 13 de janeiro de 2001, apresentou-se no Rock in Rio III, num show em que baião, samba e clássicos da MPB foram cantados em ritmo de rock. Neste dia, o organograma de apresentação foi o seguinte: R.E.M., Foo Fighters, Beck, Barão Vermelho, Fernanda Abreu e Cássia Eller. 190 mil pessoas compareceram a esta apresentação.
Entre maio e dezembro, Cássia Eller fez 95 shows. Que levou a cantora a gravar um DVD, nos moldes de sua preferência - ao vivo: o Acústico MTV, gravado entre 7 e 8 de março, em São Paulo, no qual Cássia contou com o um grupo de alto nível técnico e artístico: Nando Reis (direção musical /autoria, voz e violão em "Relicário" / voz em "De Esquina" de Xis), os músicos da banda Luiz Brasil (direção musical /cifras / violões e bandolim), Walter Villaça (violões e bandolim), Fernando Nunes (baixolão), Paulo Calasans (piano acústico Hammond e órgão Hammond), João Vianna (bateria, surdo, ganzá, ralador e lâmina), Lan Lan (percussão) e Thamyma Brasil (percussão), os músicos convidados Bernardo Bessler(violino), Iura(Cello), Alberto Continentino(contrabaixo acústico), Cristiano Alves(clarinete e clarone), Dirceu Leite(sax, flauta e clarineta), entre muitos outros. Este álbum foi composto por 17 faixas, acrescidas do Making Of, galeria de fotos, discografia e i.clip.
No fim do ano de 2001, ela se apresentaria na Praça do Ó, na Barra da Tijuca, no Rio, durante os festejos do réveillon. Faleceu dois dias antes, em 29 de dezembro. Foi substituída por Luciana Mello. Em vários pontos do Rio de Janeiro, fez-se um minuto de silêncio durante a comemoração da passagem do ano em memória de Cássia Eller. Vários artistas também prestaram homenagem à cantora em seus shows, na virada do ano.
Original, irreverente e um forte símbolo do sou eu mesma, Cássia se foi e deixou saudade!

Comentários

Postagens mais visitadas