PARA ONDE VAMOS??




Sou do tempo em que brincava na rua, não tínhamos brinquedos caros, íamos para escola para estudar e o Professor era digno de admiração e respeito.
Perdi a conta de contas vezes me machuquei, subindo em árvores ou descendo a rua da minha casa em carinho de rolimã feito pelos meninos. Eu brincava de queimada, taco, rouba bandeira, andava de bicicleta e só ia para casa quando escurecia.
Minha mãe não me ligava no celular, só gritava: PRA DENTRO! Brincava com meus amigos, descalço, na areia, no barro, e não usava sabonete antibacteriano.
Na escola todo mundo recebia um apelido, mas nada virava "EU VOU TE MATAR!!" e ninguém sofria de bulling.

Hoje os tempos são outros, as crianças dançam um tal de funk, possuem Blackberry, Iphone, Wii, Play3, DSI, Xbox, e a rua, nem sabem o que é isto...vivem em shoppings com brinquedos eletrônicos, as meninas pensam em beijar o ultimo colírio da capricho e os meninos sonham com a nova mulher fruta.
Na escola existe um novo processo, chamado progressão continuada, não é preciso aprender a ler ou estudar para uma prova, basta que você esteja presente, o material é dado, você se destaca não por ser inteligente e sim por ser o mais idiota e sua mãe ainda ganha um premio bolsa família por isto.
Minha Mãe e meu Pai não viraram doutores, pouco tempo tiveram para estudar, era necessário trabalhar para se ter alguma coisa, me deram toda noção de ética e valores que tenho hoje, me ensinaram a respeitar as pessoas, a dar bom dia, pedir licença , por favor, e nunca me esquecer de falar obrigado.
Hoje os filhos mandam nos pais, professores não merecem respeito e a noção de ética que possuem é cala a boca ou vou te dar uma porrada...
Me deixa triste olhar para os lados e parecer que tenho 100 anos e estou com melancolia de um século passado, saudade dos meus tempos de outrora, ver que ter noções de ética e valores fazem das pessoas tontas à vista de outras, ver crianças brincando com armas e matando como em jogos de vídeo game, ver que relações são descartáveis e tudo na vida passa ser uma questão de vantagem, me deixa triste ver a humanidade em extinção...
Agora para correr atrás do que foi perdido nosso Ministro da Educação quer ampliar de 200 para 220 os dias letivos (quatro semanas a mais) na Educação Básica, como se o fato de se passar mais tempo na escola, sanasse todos os problemas de base que foram esquecidos. Sugiro que o Ministro pense em AÇÕES PÚBLICAS, que favoreçam verdadeiramente as crianças (lazer, saúde, alimentação, trabalho e moradia digna para os pais, etc...) porque não se aprende e se torna cidadão apenas pela ação da ESCOLA E DO PROFESSOR. Sugiro, ainda, que o MINISTRO pense em como oferecer boas condições de trabalho e remuneração aos professores que estão a cada dia mais sobrecarregados e com péssima qualidade de vida. Ou a intenção é ACABAR com esta profissão?
 

Enquanto não for feito alguma coisa urgente, trabalhando a família, a educação ser levada a sério e mostrando para as classes mais pobres que o ensino e educação são importantes, o tanto de horas passado na escola não ira mudar em nada, muito pelo contrario, só ira maquiar mais uma vez o que não é possível maquiar mais, se não pararmos de brincar de faz de conta, estamos fadados ao caos da forma mais assustadora e irônica possível e ai sim vou ter mais saudade ainda de quando crianças eram crianças e pais e mães ainda existiam!

Comentários

Postagens mais visitadas